Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 22 de março de 2010

Cinema curto.

Rápido e eficaz. Nunca o sentido da expressão teve tanto significado como na era em que o YouTube, o Twitter ou o Facebook nos conduzem a uma minimização do tempo. Rápido. E que assim nos satisfazem, informam ou nos dão a conhecer. Eficaz.

É então nessa vertente do YouTube que as curtas (metragens) começam agora a ganhar mais importância: desde logo a criação de festivais internacionais como o TropFest em Sydney (Austrália), que ganha agora forma com mais uma edição em New York (inevitavelmente). Por cá é o Festival Internacional de Curtas, sediado em Vila do Conde, quem dá o mote, indo já na sua 18ª edição.
A curta apresentada, Mankind is no Island, foi a vencedora da primeira edição deste festival em NY 2008. A mensagem sobre a forma como tratamos os sem-abrigo é passada pelo realizador Jason van Genderen de forma, embora subliminar, muito curiosa.
Também curiosamente esta curta foi produzida com um valor estimado de 40€, sendo integralmente filmada com um telemóvel nas cidades de Sydney e New York. Porque nem só de avatares vive o cinema.




Mais informação sobre estes festivais em:

http://www.tropfest.com/

http://www.curtasmetragens.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário